Ir para o conteúdo
Nossos compromissos

Como o YouTube ajuda a manter as crianças protegidas na plataforma?

Estamos sempre buscando maneiras de criar um ambiente apropriado para o conteúdo familiar no YouTube. Por isso, investimos fortemente em políticas, tecnologia e equipes que ajudem a oferecer às crianças e famílias a melhor proteção possível.

Promovendo a segurança infantil

O que é o YouTube Kids?

O YouTube Kids é um app independente criado do zero para oferecer uma experiência mais segura e simples para as crianças, com ferramentas que ajudam as famílias a guiar essa jornada.

O app tem filtros e um conjunto muito menor de conteúdo disponível do que o aplicativo e site principais do YouTube. Isso ocorre porque trabalhamos para identificar vídeos adequados à faixa etária, que sigam nossos princípios de qualidade e tenham diversidade suficiente para atender aos interesses variados das crianças em todo o mundo.

Nossas políticas do YouTube Kids definem que tipo de conteúdo é qualificado para fazer parte da experiência. Para desenvolver essas políticas, contamos com o feedback de famílias e profissionais externos especializados em desenvolvimento infantil, mídia para crianças, aprendizagem digital e cidadania. Para aparecer no YouTube Kids, o conteúdo precisa seguir nossas políticas. Por exemplo, não permitimos nessa experiência vídeos que incluam inserções pagas de produtos ou endossos declarados, nem qualquer conteúdo que seja muito comercial ou promocional.

Nossas equipes se esforçam para que os vídeos no YouTube Kids sejam adequados para toda a família, e protegemos nossa comunidade usando uma combinação de feedback, revisão humana e filtros automatizados desenvolvidos por nossas equipes de engenheiros. Estamos trabalhando constantemente para melhorar nossas seguranças e oferecer mais recursos para ajudar as famílias a criar a experiência ideal para todos.

O que é uma experiência supervisionada no YouTube?

Trabalhamos em parceira com famílias e especialistas do mundo todo em áreas relacionadas à segurança das crianças, ao desenvolvimento infantil e à alfabetização digital para elaborar outra solução que agrade os responsáveis por pré-adolescentes e adolescentes. Em 2021, lançamos uma experiência para as famílias que decidirem que crianças nessa fase de desenvolvimento podem acessar o YouTube usando uma Conta do Google supervisionada.

Os vídeos que a criança pode assistir dependem das configurações de conteúdo selecionadas pela família na experiência supervisionada. A família escolherá entre três configurações de conteúdo diferentes: "Explorar", "Explorar Mais" e "Maior parte do YouTube".

Desativamos vários recursos padrão que normalmente estão disponíveis no YouTube, como comentários, envio de conteúdo, compras e chat ao vivo. Lembretes de pausas e da hora de dormir são ativados por padrão para reforçar hábitos saudáveis de tempo de tela. Além disso, o recurso de reprodução automática do YouTube é desativado por padrão.

Que medidas de segurança infantil existem no app YouTube principal?

Investimos muito em tecnologias e equipes para oferecer às crianças e famílias a melhor proteção possível.

Os usuários precisam ter 13 anos (ou a idade aplicável no país em questão) para acessar o YouTube, a menos que tenham autorização da família. Nossas diretrizes da comunidade descrevem o conteúdo não permitido na plataforma, e as políticas específicas de segurança infantil proíbem qualquer conteúdo que possa colocar as crianças em risco.

No YouTube Kids, trabalhamos para identificar vídeos adequados à faixa etária, que sigam nossos princípios de qualidade e tenham diversidade suficiente para atender aos interesses variados das crianças em todo o mundo. Isso inclui políticas de conteúdo específicas criadas com base no feedback de especialistas externos em mídia para crianças, desenvolvimento infantil, aprendizagem digital e cidadania.

Trabalhamos continuamente na plataforma para garantir que estamos criando um ambiente apropriado para o conteúdo familiar no YouTube. Fora isso, fazemos melhorias em nossos produtos e políticas de acordo com as orientações relevantes de especialistas externos e internos.

O YouTube está coletando dados de crianças para exibir anúncios?

Quando um usuário assiste um vídeo definido como conteúdo para crianças, consideramos os dados dessa pessoa como sendo de um menor, independentemente da idade do usuário. Isso significa que limitamos a coleta e o uso de dados em conteúdo para crianças e, por isso, precisamos limitar ou desativar alguns recursos do produto. Por exemplo, não apresentamos anúncios personalizados em "conteúdo para crianças", e alguns recursos não estão disponíveis nesses vídeos, como comentários e notificações. Todos os criadores de conteúdo são obrigados a indicar se o que estão disponibilizando é classificado como "conteúdo para crianças".

Anúncios personalizados não são permitidos no YouTube Kids nem para usuários em uma experiência supervisionada no YouTube. Isso significa que os anúncios exibidos estão relacionados aos vídeos assistidos com base no conteúdo, não no usuário específico que está assistindo.

Como o YouTube protege as crianças que são criadoras de conteúdo ou que aparecem em vídeos de outros usuários?

Como observado nos nossos [Termos de Serviço] (https://www.youtube.com/t/terms), as crianças abaixo da idade de consentimento relevante poderão usar o YouTube ou YouTube Kids (quando disponível) se habilitado pela família ou responsável legal.

No YouTube Kids, e em uma experiência supervisionada pela família no YouTube, as crianças não conseguem enviar conteúdo, fazer transmissões ao vivo, ler ou escrever comentários ou acessar quaisquer recursos que envolvam transações financeiras. Contamos com proteções adicionais para menores em transmissões ao vivo, como o encerramento de transmissões com menores que não estão visivelmente acompanhados por um adulto.

Também fornecemos práticas recomendadas para a segurança infantil e avisos em destaque que informam aos criadores que incluem crianças nos próprios vídeos quais são as obrigações legais que devem cumprir. Além de garantirem o consentimento, é de responsabilidade dos criadores cumprir todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis à participação de crianças no conteúdo, incluindo licenças necessárias, participação em receitas/ganhos, escola, educação, ambiente e horário de trabalho.

Como o YouTube restringe o acesso a conteúdo para maiores?

Estamos comprometidos em fornecer experiências adequadas à faixa etária quando as pessoas acessam o YouTube. Reconhecemos que os criadores geralmente são as melhores pessoas para decidir quem deve assistir o conteúdo deles, então oferecemos a eles a capacidade de restringir por idade o próprio conteúdo quando necessário. Quando o conteúdo é restringido por idade, os espectadores que acessam o YouTube precisam estar logados, e a idade na conta deles terá que ser de no mínimo 18. Se os usuários forem mais novos do que isso, receberão um alerta e serão redirecionados para encontrar conteúdo que seja adequado à faixa etária deles. Nossas Diretrizes da Comunidade incluem orientações para os usuários que fazem uploads sobre quando o conteúdo deve ser restringido por idade.

Nossos revisores aplicam restrições de idade se, durante a revisão de conteúdo, encontrarem um vídeo que não seja apropriado para espectadores menores de 18 anos. Também usamos aprendizado de máquina para ajudar na detecção de conteúdo e aplicação automática de restrições de idade quando for necessário. Usuários que fazem uploads poderão contestar uma decisão se acreditarem que as restrições de idade foram aplicadas incorretamente.

Para garantir que as experiências de visualização sejam consistentes, os espectadores que tentarem acessar vídeos com restrição de idade na maioria dos sites de terceiros serão redirecionados ao YouTube, onde precisarão fazer login e ter mais de 18 anos para assistir o conteúdo. Isso ajudará a garantir que o vídeo será assistido somente pelo público apropriado, independentemente de onde for descoberto.

Como é que o YouTube protege as crianças que aparecem em situações de risco em vídeos?

Sempre tivemos políticas claras contra vídeos, playlists, miniaturas e comentários no YouTube que sexualizam ou exploram crianças. Utilizamos sistemas de aprendizado de máquina para tentar detectar proativamente violações dessas políticas e temos revisores humanos em todo o mundo que rapidamente removem as violações detectadas pelos nossos sistemas ou sinalizadas pelos usuários. Nós encerramos imediatamente as contas daqueles que agem para sexualizar ou explorar menores, e denunciamos atividades ilegais ao Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas ([NCMEC, em inglês] (https://www.missingkids.org/home)), que é ligado aos órgãos mundiais responsáveis pelo cumprimento da lei.

Embora alguns conteúdos com menores de idade possam não violar nossas políticas, reconhecemos que os menores podem estar em risco de exploração on-line ou off-line. É por isso que tomamos uma postura mais cautelosa em relação à nossa aplicação da lei. Nossos sistemas de aprendizado de máquina ajudam a identificar proativamente vídeos que podem colocar menores em risco e aplicar nossas proteções em escala, como restringindo recursos ao vivo, desativando comentários e limitando recomendações.

Também trabalhamos com a indústria, incluindo empresas de tecnologia e ONGs, oferecendo nossa tecnologia de aprendizado de máquina líder de mercado para combater o conteúdo CSAI (Imagens de Abuso Sexual Infantil) on-line. Esta tecnologia permite-nos identificar conteúdos CSAI conhecidos em meio a tantos conteúdos inocentes. Quando uma correspondência de conteúdo CSAI é encontrada, ela é então sinalizada para os parceiros relatarem de maneira responsável e de acordo com as leis e regulamentos locais.

Conheça o Comitê Consultivo de Jovens e Famílias